DEFININDO O CONCEITO DE DIVINDADE X SANTO!...              

                                                    

     “Portanto, sendo nós geração de Deus, não havemos de pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou a pedra esculpida pela arte e imaginação do homem”. Atos 17:29

    Infelizmente na mente da maioria das pessoas que professam uma religião cristã; existe grande desinformação, em relação ao conceito que as mesmas têm entre “DIVINDADE E SANTO”. Assim sendo estaremos abordando o tema à luz da palavra de Deus a Bíblia, nosso único manual cristão. Conforme o texto acima fica mais que evidente que há uma diferença infinita entre o que é Divindade e o que é ser santo.

    Iniciaremos falando primeiramente sobre Divindade, para isto iremos citar outros textos que irão esclarecer de forma definitiva, o real conceito de Divindade:

1-Jesus em sua defesa própria quando estava perante Pilatos e Herodes, fala do momento que ele seria entronizado, (obviamente depois de sua ascensão ao céu), a direita de Deus pai; quando seria (como realmente foi) aclamado  o Todo-Poderoso Deus. Lc. 22:69-70.

2-Depois de ressuscitado declara enfaticamente: É me dado todo o poder no céu e na terra. Mat. 28:18. Note bem que ele não disse “é me dado 99,9% do poder, e sim todo”.

3-O apóstolo Paulo afirma categoricamente: Porque há um só Deus (divindade), e um só mediador (intermediário) entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. I Tim. 2:5 a.

4-No momento em que Jesus estava sendo batizado por João Batista no rio Jordão, preste a atenção ao trialogo que é travado: desce do céu o Espírito Santo em forma de pomba, sobre Jesus (3ª pessoa); logo em seguida uma voz do céu Deus (1ª pessoa)diz: “Este é o meu filho amado...” (Jesus 2ª pessoa). Mat. 3:16 e 17.

    Diante do exposto sem recorrer a outros textos bíblicos, fica inquestionável e inequivocamente certo, que só existem na fé cristã, estas três únicas pessoas citadas no texto acima; como portadoras de DIVINDADE. Assim sendo, quando alguém presta culto a uma pessoa ou seja quem for, exceto as três acima citadas; biblicamente falando trata-se de culto pagão. (IDOLATRIA) Conferir Êxodo 20:3-5.

    Agora vamos falar sobre o real conceito bíblico de “SANTO”. A condição de santo é exigida de cada um de nós; no entanto algumas religiões ou pessoas ditas cristãs, transferem esta prerrogativa para uma imagem esculpida ou pintada ou de qualquer natureza, por ser mais cômodo; como forma de fugir a sua responsabilidade. É obvio que nenhum de nós seres humanos temos a condição própria de sermos “santos”, com mérito nosso. Desde a queda dos nossos pais Adão e Eva; a nossa natureza foi corrompida e consequentemente herdamos deles o pecado original Genesis 03 e Romanos 3:23. O significado da palavra “santo” é: separado; separado de que? Das coisas corruptíveis e abomináveis deste mundo, as quais a nossa natureza pecaminosa tanto deseja e que nos separa de Deus. Ver relação obras da carne Gálatas 5:19 a 21. 

    O apóstolo Paulo afirma: não sabeis que vós que sois santos, hão de julgar o mundo? I Corintios 6:2, e ainda vós haveis sido lavados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus. (versículo 11 do mesmo capítulo.) Isto significa que eu (nós) somos santificados pelo sacrifício expiatório de Jesus na cruz.

    A igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos... I Cor. 1:2; vós sois nação santa... I Pe 2:9; as santas mulheres... I Pe 3:5; recebais a irmã Febe como convém aos santos... Rom 16:1-2; a todos que estais em Roma, chamados santos... Rom 1:7; nos elegeu para que fôssemos santos... Ef 1:4; entre vós como convém a santos... Ef 5:3; para se apresentar igreja santa... ou seja pessoas (comunidade), não 4 paredes muito menos nenhuma instituição religiosa. Ef. 5:25-27; saudai a todos os santos em Cristo Jesus... Filipenses 4:21; Deus de paz vos santifique... I Tess 5:23; vos apresentar santos... Col 1:22;  Por oferta única (Jesus) tornou perfeitos aos olhos de Deus todos quantos ele está santificando Heb. 10:14* (isto significa que santificação pessoal é um processo contínuo em nossa vida. Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. I S. Pedro 1:16. E mais: Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo (espiritualmente), suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Apoc. 22:11.

    Vale ressaltar que não há base bíblica para nenhuma autoridade eclesiástica canonizar ninguém, muito menos  torná-la uma divindade (materializada); transformado-a em objeto de culto. Jesus disse a mulher samaritana: Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade S. João 4:24. Exemplo: Maria mãe de Jesus, os apóstolos etc. são santos; porém não divindades. Deixo o desafio público para que alguém me prove em contrário.

    Creia nisso, é a palavra de Deus!

    Fonte: A Biblia Sagrada.

    Pesquisador: Pb. Ginaldo Américo dos Santos.